• 4020-8811
  • [email protected]
  • Atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 20h, Sábado, das 9h às 14h
4020-8811
X
LIGUE GRÁTIS
MARQUE SUA CONSULTA
Segunda a sexta, das 9h às 20h
Sábado, das 9h às 14h

Novembro Azul: a importância da prevenção

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

A doença é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros. Perdendo apenas para o câncer de pele. Afeta, principalmente, homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Sintomas

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. O tumor afeta a glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga o órgão ao orifício externo do pênis. Por conta dessa ligação, um dos primeiros e principais sintomas do câncer de próstata é a vontade constante de urinar. Na maioria dos casos, o câncer cresce de forma lenta e, entre os outros sintomas relacionados à urina, estão a presença de sangue e a diminuição do jato urinário. Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal. 

Por isso, depois dos 50 anos é fundamental que os homens realizem exames, como o de toque retal, pois as chances de cura aumentam se o diagnóstico for feito precocemente. Este exames de rastreamento precisam acontecer de forma rotineira, pois aumentam as chances de diagnosticar a doença em fase inicial. 

O diagnóstico de câncer de próstata é dado a partir do exame de PSA. O exame deve ser  solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. Quando o resultado, indica alguma alteração como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata. O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula e única forma de confirmar uma suspeita de câncer). 

Prevenção

Existem fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles: idade, histórico da doença na família, sobrepeso e obesidade.

Portanto, hábitos saudáveis e ir ao médico regularmente são as melhores alternativas para se prevenir a doença. Abaixo algumas recomendações que devemos adotar para diminui o risco de várias doenças, inclusive do câncer. 

  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Não fumar.
  • Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol
  • Manter um peso saudável;
  • Praticar regularmente atividades físicas.
8 de novembro de 2019