Andropausa: deficiência androgênica do envelhecimento masculino
A andropausa é um assunto pouco conhecido, mas muito comum entre os homens. No blog de hoje, vamos falar sobre o que é a andropausa e como identificá-la. Aproveite a leitura!
Andropausa é o processo de envelhecimento masculino que acontece com a redução da produção de testosterona, causando inúmeros sintomas desagradáveis. A testosterona é o hormônio responsável por controlar o desejo sexual, a ereção, a produção de espermatozoides e a força dos músculos.
No entanto, a partir dos 40 anos, a produção de testosterona reduz gradualmente e, neste período, o homem sofre com os sintomas da andropausa. Esse fenômeno é decorrente das mudanças fisiológicas naturais a que o corpo humano é submetido com o passar da idade.
É importante destacar que a andropausa não é considerada uma doença. Ela é um quadro normalmente associado ao envelhecimento natural do homem, e que pode ser controlado.
Sintomas da Andropausa
Em razão dos hábitos de vida diferenciados, assim como pela evolução do processo de envelhecimento diferente para cada homem, a queda desse hormônio sexual pode produzir sintomas diversos.
Podem ser listados como sintomas mais comuns:
- Cansaço desproporcional
- Falta de energia para as atividades do cotidiano
- Perda de massa óssea e muscular
- Aumento excessivo do peso, ocasionando obesidade
- Mudanças emocionais
- Alterações no padrão do sono, como insônia ou sonolência aumentada
- Alterações na função sexual: diminuição do desejo sexual, menos ereções espontâneas, disfunção erétil, entre outras.
Em alguns homens, a andropausa pode acontecer de forma muito intensa, causando quase todos esses sintomas e diminuindo a qualidade de vida. Nesses casos, é importante consultar seu médico de confiança para realizar o tratamento e o acompanhamento adequado.
Reposição hormonal ajuda a aliviar os sintomas da Andropausa?
A reposição hormonal ajuda a aliviar os incômodos causados pela andropausa. Mas, essa terapia só é recomendada na falta de testosterona natural. Se usado de forma errada, esse tipo de tratamento pode causar infertilidade ou aumentar o número de glóbulos vermelhos, o que aumenta o risco de trombose e doenças cardiovasculares.
Porém, alguns hábitos e práticas ajudam a evitar os incômodos da andropausa e a livrar-se de doenças associadas à queda da produção de testosterona, como:
- Praticar atividade física
Além dos tantos benefícios que o exercício agrega ao nosso corpo, também ocorre a produção de endorfina, o hormônio do bem-estar, que aumenta o humor e mantém os ossos e os músculos fortes e saudáveis.
- Manter uma alimentação saudável
Uma dieta com menos gordura e mais fibras e proteínas, sobretudo, ajudará a estimular a produção de hormônio.
Além disso, consuma mais zinco (carne de porco, frutos do mar, castanha-de-caju, etc), pois ajudará a manter os níveis de testosterona altos.
- Evitar bebida alcoólica
Em excesso, ela contribui para a diminuição dos níveis de testosterona.
- Tratamento de reposição hormonal
Nos casos em que haja real necessidade, a reposição orientada por um profissional capacitado é muitas vezes a melhor opção.
Conclusão
A andropausa é um fenômeno decorrente do envelhecimento. Assim como ela, inúmeros outros efeitos fisiológicos do organismo aparecerão com o tempo. Para que se possa aproveitar a longevidade com qualidade de vida, é muito importante consultar o seu médico de confiança com frequência.
Sobre a Master Medical Group
A Master Medical Group é uma rede referência no tratamento de problemas da saúde sexual masculina, como falta de libido, ejaculação precoce e falta de ereção.
Possuímos larga experiência no mercado, com unidades no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, São Luis e Salvador, além de sermos a única clínica brasileira inscrita na Sociedade Europeia de Medicina Sexual e Andrologia.