Saiba tudo sobre a queda dos hormônios sexuais masculinos no processo de envelhecimento
Muitas campanhas de conscientização estão sendo feitas em todo o país para falar sobre a importância para que os homens adquiram hábitos saudáveis e cuidados preventivos. Isso contribui numa mudança do comportamento dos homens para que a partir dos 40 anos eles possam estar melhor preparados para conviver com o declínio gradual da testosterona no organismo.
Diferentemente dos sintomas causados pela menopausa em mulheres, a DAEM (Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino), menopausa masculina, não é um processo generalizado. Segundo pesquisas apenas 33% dos homens com mais de 55 anos de idade tiveram sua vida sexual afetada por esse mal.
Por isso, com a mudança de comportamento dos homens, que estão de fato buscando se cuidar mais, indo ao médico, realizando exames preventivos e consultas não apenas quando já possuem algum sintoma ajuda muito. Pois deste modo muitos homens já identificam o processo de envelhecimento e o assunto passa a ser abordado de frente.
Os principais sintomas da andropausa são:
- Diminuição do desejo sexual e disfunção erétil
- Redução da fertilidade e a diminuição do tamanho dos testículos.
- Perda de massa óssea, massa muscular. Causando perda de energia e o aumento de gordura corporal
- Alteração do humor
- Cansaço
Diagnóstico e tratamento
Se estes sintomas o afligem a primeira coisa a fazer é buscar ajuda médica especializada. O médico irá indicar todos os exames clínicos e laboratoriais e aplicar questionários para identificar os sinais da síndrome.
Nesse processo pode ocorrer a reposição de testosterona tendo a diminuição dos sintomas e melhor desejo sexual, com um aumento da disposição e bem estar do paciente.
Mas fique atento! A prática regular de exercícios físicos e cuidados com a alimentação ajudam a evitar os incômodos da andropausa.