Hoje é comemorado o Dia dos Homens. A data é inspirada no Dia Internacional do Homem, celebrado somente em novembro, e tem o objetivo de conscientizar a população masculina sobre os cuidados com a saúde.
Pensando nisso, o nosso objetivo é conscientizar a população masculina sobre os cuidados com a saúde. Principalmente, depois dos 40 anos, para evitar futuras complicações, diversos exames e cuidados são indispensáveis.
Procurar orientação médica especializada, estar em dia com a vacinação e outras questões básicas de saúde como colesterol e triglicerídeos, pressão arterial, glicose, ultrassom e próstata são importantes!
No caso do exame de próstata, o procedimento ainda é cercado por preconceitos. Contudo, ele é essencial para detecção do câncer. O PSA, também. É um exame que consiste na análise da dosagem de uma proteína que basicamente só é produzida na próstata. Assim como, o toque retal onde o especialista apalpa o órgão e verifica a existência de um nódulo na região posterior da glândula.
A consulta médica precisa ser incluída na agenda de saúde do homem com maior frequência. Não hesite em procurar um médico bem atualizado para oferecer as melhores opções de prevenção e tratamento para seu perfil de saúde e estilo de vida.
De acordo com uma pesquisa realizada nos EUA com 2.000 homens, 52% deles costumam ir ao médico quando algo precisa ser “consertado”, e a maioria (63%) relata que a dor prolongada e grave é o principal “ponto de decisão” para uma consulta médica. O vômito, sangramento ou a coceira não são fatores suficientes, por exemplo.
Para termos motivos de sobra para comemorar a data nada melhor que estar em dia com a saúde!