Whatsapp Master Medical Group
Whatsapp Master Medical Group
  • 4020-8811
  • [email protected]
  • Atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 20h, Sábado, das 9h às 14h
4020-8811 Restrito
X
LIGUE GRÁTIS
MARQUE SUA CONSULTA
Segunda a sexta, das 9h às 20h
Sábado, das 9h às 14h

    Higiene íntima masculina: principais cuidados

    Cuidar da higiene íntima deve ser prioridade para os homens que desejam uma vida sexual ativa e plena. Infelizmente, nem todos dão a devida atenção ao assunto. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, por ano, cerca de 1600 homens têm o pênis amputado em decorrência de câncer no órgão, e a falta de limpeza é um dos principais fatores que levam ao problema. 

    Ao longo do blog, iremos dar algumas dicas sobre o tema.

    Praticidade que leva a desatenção 

    Ao urinar, especialmente em locais públicos, o homem tem uma grande vantagem em relação às mulheres: não precisar se sentar. O que poderia ser uma proteção a mais para a saúde, no entanto, nem sempre é uma vantagem, considerando que esquecer de lavar as mãos após a ida ao banheiro é algo bastante comum para alguns. 

    Sendo assim, vale lembrar: sempre higienize suas mãos com água e sabão após a visita ao banheiro. 

    A falta de higiene é um fator de risco para o câncer de pênis e outras doenças 

    Outro problema que a falta de higiene íntima pode trazer é o câncer de pênis, pelo acúmulo de uma substância chamada esmegma entre a glande e o prepúcio, que pode provocar inflamação e levar ao desenvolvimento da doença.

    Além disso, IST’s como o HPV merecem atenção, pois o vírus também pode se manifestar neste contexto de falta de asseio. 

    Lavar o pênis após a relação sexual é importante

    Depois de aproveitar bastante a relação sexual, é fundamental não esquecer de higienizar o pênis. Assim, elimina-se os restos de semen e/ou lubrificante de preservativos, o que reduz a chance de fungos se proliferarem e provocarem problemas como a candidíase. 

    Deste modo, a dica é aproveitar um banho bem relaxante. 

    Problema também para as mulheres

    Quando o homem não cuida da higiene íntima como deveria, pode causar problemas também para a sua parceira. Por uma questão de anatomia, as mulheres estão mais sujeitas a bactérias, fungos e infecções na região íntima. Um motivo a mais para estar ligado no assunto.  

    O papel do urologista

    Muitos homens torcem o nariz só de pensar em visitar o urologista. No entanto, o médico é fundamental na vida do homem a partir dos 40 anos de idade. 

    Assim, é possível prevenir e diagnosticar doenças e infecções com maior precisão e velocidade, acelerando um possível tratamento. 

    Por isso, não se deve deixar o preconceito ser maior do que o desejo de cuidar da saúde.

    Conclusão

    O objetivo do texto foi alertar sobre os principais cuidados a respeito da higiene íntima masculina. As atitudes do cotidiano são essenciais para prevenir doenças, infecções e, claro, garantir uma vida sexual feliz e realizada. 

    Higienize seu pênis com cuidado, fique atento a possíveis inflamações ou mudanças e não deixe de consultar um médico em caso de qualquer problema. 

    Cuide-se! Seu corpo certamente irá agradecer. 

    Sobre a Master Medical Group

    A Master Medical Group é referência no tratamento de problemas da saúde sexual do homem, como falta de libido, ejaculação precoce e falta de ereção, atuando com tratamentos individualizados e suporte multidisciplinar.

    Possuímos larga experiência no mercado, com unidades no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Salvador, além de sermos a única clínica brasileira inscrita na Sociedade Europeia de Medicina Sexual e Andrologia.

    Conheça mais sobre o nosso trabalho clicando aqui.

    1 de fevereiro de 2021