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ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR O SONO

Muitas vezes, nosso cérebro parece ter vontade própria. Por isso, é fundamental criarmos estratégias para melhorar nossa saúde mental para melhorar cada vez mais a qualidade do nosso sono. Devido aos problemas do dia a dia, tantas vezes, tentamos desligar de um problema ou diminuir o ritmo dos pensamentos para conseguir pegar no sono. Mas, não conseguimos ter esse controle e acabamos ficando reféns das nossas emoções. Para melhorar esse estado mental, como em qualquer exercício, é preciso empenho, dedicação e vontade de mudar. Para isso, é preciso ter autoconfiança para conseguir controlar as emoções e dominar os pensamentos. Logo, ao conseguir isso é mais fácil evitar o disparo do gatilho de ansiedade.

Portanto, criar estratégias para melhorar o sono é possível da mesma forma que nos organizamos para ir para à academia treinar o corpo, eliminar peso, ganhar massa muscular e recuperar a resistência. Também é possível treinar a mente para ter mais autocontrole, livrando-nos de pensamentos agitados e ansiosos.

Afinal, o que devemos fazer para domar o cérebro e melhorar o sono?  

Para isso, planejar e equilibrar o tempo de trabalho e lazer são algumas das estratégias essenciais para manter a mente sob controle. Fazer uma coisa de cada vez, não aceitar tarefas além do possível e conseguir uma parada diária para o relaxamento ajudam muito a manter o cérebro mais saudável, evitando picos de ansiedade. Com isso, o sono vem! 

Nas estratégias para melhorar a saúde mental, e o sono, o mais importante é não atropelar as coisas e fazer cada atividade com dedicação. Já que não adianta querer abraçar o mundo e não dar conta. Isso só traz culpa, frustração e crises de ansiedade. Saber dizer não é outra dica importante para não ficar sobrecarregado, ou seja, assumir responsabilidades possíveis e dar conta de cada uma delas sendo que com mais assertividade, planejando o tempo para a realização e finalização. 

Vivemos numa correria e, em geral, dedicamos mais tempo ao trabalho. Por isso, é fundamental dosar e não deixar o lazer apenas para os finais de semana. 

Todo esse gerenciamento proporciona pensamentos melhores, pois à medida que se reconhece que tais estratégias tendem a elevar a autoconfiança, o gerenciamento do estresse e das emoções ajudando a domar os pensamentos e facilitando o alcance dos objetivos fica mais fácil diminuir o impacto que o estresse causa em nossas vidas. 

Saúde mental e física em sintonia 

A saúde do corpo reflete na saúde mental e a forma como pensamos pode refletir no corpo, por isso ambos devem ser bem cuidados. Alimentação saudável; Boa qualidade de sono; Atividade física; Adotar um hobby satisfatório para a psico higiene mental; Ter metas possíveis com prazos plausíveis; Reconhecer crenças limitantes para conseguir modificá-las, pois muitas vezes elas atuam como um sabotador interno; Fazer uma difusão do pensamento com a realidade; Saber diferenciar possibilidade e probabilidade para não sofrer por coisas que podem acontecer, mas que têm pouca chance de se concretizarem; Apostar em técnicas de relaxamento como respiração e meditação Com esse conjunto de ações e hábitos saudáveis fica mais fácil domar a mente, afastando pensamentos ansiosos e que, muitas vezes, só atrapalham as nossas conquistas e o nosso sono. Portanto, lembre-se! Conhecer e ter controle da mente é imprescindível para que a gente viva bem e com saúde! 

 

21 de janeiro de 2020