• 4020-8811
  • [email protected]
  • Atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 20h, Sábado, das 9h às 14h
4020-8811
X
LIGUE GRÁTIS
MARQUE SUA CONSULTA
Segunda a sexta, das 9h às 20h
Sábado, das 9h às 14h

DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER

O mês de novembro é marcado pelo reforço nos cuidados com a saúde do homem. Principalmente na data de hoje, Dia Nacional de Combate ao Câncer, cujo objetivo principal é alertar a sociedade sobre a importância da prevenção. Fazer exames de rotina e manter um estilo de vida saudável contribuem no combate ao câncer. Pois, mesmo sem sentir nada, um check up anual pode descobrir a doença em um estágio tão inicial que o tratamento pode alcançar até 90% de chances de cura. 

Assim, um dos principais objetivos da data de hoje é trabalhar a resistência dos homens com relação principalmente aos exames.

Já que a falta de informação, principalmente entre os homens, ainda é uma barreira para os cuidados com o saúde. Alertar para os perigos da doença é essencial para quebrar essas barreiras. Embora seja uma doença comum, por medo, desconhecimento  e muitas vezes até por preconceito , muitos homens preferem não conversar  sobre esse assunto. Mas a prevenção é a melhor forma de não ser surpreendido pela doença.

Prevenção do câncer de próstata:

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o segundo que mais mata e que mais frequentemente acomete pessoas do sexo masculino. Existe uma predisposição genética que aumenta o risco do seu desenvolvimento, mas a falta de cuidado contribui para isso. 

Portanto, o dia de hoje serve de alerta para o combate ao Câncer. Pois seu principal objetivo é alertar a sociedade sobre a importância da prevenção. O câncer de próstata, por exemplo, é um dos mais comuns na população masculina  e ocorre quando há uma multiplicação desordenada e rápida de células na próstata.

Quanto mais avançado é um tumor, maior sua agressividade ao organismo . Há mais chances do câncer ser curado quando ele ainda está localizado, ou seja, as células ainda não se espalharam pelo organismo. Se identificado já em estágio avançado, o risco de sobrevida do paciente é menor .

O câncer de próstata tem grandes chances de cura quando identificado logo no começo . Diagnosticar a enfermidade em fase inicial possibilita que o tratamento tenha êxito em 9 entre 10 casos, de acordo algumas pesquisas.

Você sabe quais são os principais fatores de risco do câncer de próstata?

  • A chance de ter a doença aumenta rapidamente após os 50 anos. Aproximadamente 60% dos cânceres de próstata são diagnosticados em homens com mais de 65 anos
  • Histórico familiar: um paciente cujo pai ou tio tiveram câncer de próstata tem o dobro de risco para desenvolver a doença do que a população em geral
  • Alimentação: adeptos a dietas ricas em gordura e carne vermelha, pobre em legumes, vegetais e frutas são mais propensos a desenvolver o câncer de próstata
  • Sedentarismo e obesidade: os pacientes nestas condições podem ter câncer de próstata de tipo mais agressivo
  • Etnia: homens negros apresentam risco de duas a três vezes maior que o restante da população masculina, bem como o dobro da probabilidade de morrer por conta da doença

Por isso é preciso procurar um médico especialista para fazer exames de rotina preventivos. O exame anual é uma maneira de diagnóstico precoce, evitando a progressão da doença para um estágio avançado.

 

27 de novembro de 2019