Whatsapp Master Medical Group
Whatsapp Master Medical Group
  • 4020-8811
  • [email protected]
  • Atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 20h, Sábado, das 9h às 14h
4020-8811 Restrito
X
LIGUE GRÁTIS
MARQUE SUA CONSULTA
Segunda a sexta, das 9h às 20h
Sábado, das 9h às 14h

    Dezembro Vermelho: a importância de se proteger com a AIDS e outras IST’s

    O último mês do ano nos convida a refletir sobre a importância da prevenção durante as relações sexuais. A campanha Dezembro Vermelho foi iniciada em 1987, pela ONU, chegando  em 1988 ao Brasil, apoiada pelo Ministério da Saúde.

    A partir de 1991, a fita vermelha surgiu com artistas americanos, como um símbolo da luta contra o HIV e também uma mensagem de carinho e empatia aos portadores da doença. 

    Números da AIDS/HIV no Brasil

    Segundo levantamento feito pelo Ministério da Saúde, cerca de 920 mil pessoas vivem com o vírus HIV no país. Dentre elas, 89% foi diagnosticada e deste percentual, 94% não transmite a doença via relação sexual, por já ter alcançado o nível indetectável da carga viral. 

    Vale ressaltar também que segundo o órgão, desde 2012 o número de pessoas contaminadas vem caindo no país. 

    Idosos x HIV

    Ainda que os dados sobre a AIDS/HIV apresentem resultados positivos, uma questão merece olhar atento: o aumento do número de casos da doença entre pessoas com mais de 60 anos. Também de acordo com o Ministério da Saúde, houve um aumento de 81% entre 2006 e 2017. 

    Entre as principais explicações para este fenômeno, está a resistência em utilizar a camisinha, uma vez que muitos homens já consideram improvável a chance de ser pai nesta etapa da vida, mas se descuidam em relação à possíveis Infecções Sexualmente Transmissíveis, como a AIDS, sífilis e gonorreia. 

    Outra questão que merece ser abordada é o fato de campanhas de prevenção à IST’s terem como foco principal sempre o público mais jovem, “esquecendo” que pessoas mais velhas têm se mantido sexualmente ativas, graças à tratamentos de disfunção erétil e impotência, como também ao crescente aumento da expectativa de vida. 

    Dicas de prevenção 

    Como se sabe, a prevenção é e sempre será a melhor alternativa contra o HIV e outras doenças. Entre as principais medidas, podemos citar: 

    • Use camisinha: já citamos sua importância no tópico anterior, mas não custa nada reforçar. O preservativo é o meio mais fácil, prático e seguro disponível. Caso tenha dificuldade com alguma marca/modelo específico, vá experimentando até encontrar a sua favorita. 

    • Atenção a higiene pessoal: lave sempre mãos e tenha atenção à higiene íntima.

    • Realize exames regularmente: realizar check-ups periódicos é importante também quando falamos de IST’s. Seu médico poderá indicar os exames mais assertivos.

    • Diálogo: pode aparecer algo simples, mas estabelecer um diálogo franco com a parceira(o) é essencial para que todos permaneçam saudáveis. 

    Conclusão

    O objetivo do texto foi reforçar que a AIDS e outras IST’s não escolhem faixa etária. A prevenção se faz necessária mesmo na “melhor idade”. Manter a saúde em dia é essencial para continuar desfrutando de uma vida sexual plena e realizada. Cuide-se! 

    Sobre a Master Medical

    A Master Medical Group é referência no tratamento de problemas da saúde sexual do homem, como falta de libido, ejaculação precoce e falta de ereção, atuando com tratamentos individualizados e suporte multidisciplinar.

    Possuímos larga experiência no mercado, com unidades no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Salvador, além de sermos a única clínica brasileira inscrita na Sociedade Europeia de Medicina Sexual e Andrologia.

    Conheça mais sobre o nosso trabalho clicando aqui

    3 de dezembro de 2020